Grandes Encontros

A Ação foi estruturada a partir de Grandes Encontros reunindo as lideranças, direção das escolas, anciãs e anciões, professores, alunos, pais para propiciar um momento de conversas, trocas e reflexões a partir das falas e histórias dos mais velhos.

Os Grande Encontros acenderam o fogo do pensamento e de alguma forma trouxe a comunidade para mais perto da escola.

&isAllowed=y

1ª edição

I Encontro – 14 a 16 agosto de 2015

Início dos trabalhos da Ação ouvindo os mais velhos sobre a  forma Laklãnõ/Xokleng de ensinar e aprender.

II Encontro – outubro de 2015

Os professores compartilharam entre si as ações realizadas fora de sala de aula com os alunos. Estas ações foram inspiradas pelas falas dos mais velhos sobre como aprenderam os saberes Laklãnõ/Xokleng com seus pais e avós.

Neste Encontro começou a ser pensado como dar continuidade ao que foi aprendido na vivências, dentro sala de aula.

III Encontro – março de 2016

A comunidade de professores, pais, sábios e alunos se reuniu para decidir que tipo de material didático produziram a partir do trabalho realizado fora e dentro de sala de aula.

Foi decidido fazer um livro com os registros das Ações e as propostas de atividades elaboradas pelos professores abrangendo as vivências e a continuidade do trabalho em sala de aula.

2ª edição

IV Encontro – novembro de 2016

A partir da avaliação da 1ª edição feita pelos professores e mais velhos, desta vez foi proposto que os mais velhos estivessem mais presentes no planejamento escolar, não só ajudando os professores, mas indicando o que poderia ser trabalhado e como.

V Encontro – 7 a 9 de agosto de 2017

Foi o primeiro Encontro ocorrido em espaço fora da escola, na casa de D. Neli Ndili, localizada na aldeia Sede. Por estarem mais próximos da natureza, os anciões trouxeram questões fundamentais da cultura Laklãnõ/Xokleng não cogitadas até então, por não integrarem o ambiente escolar.