Oficinas – Registro Audiovisual

Em uma perspectiva de formação coletiva, as Oficinas Kaingang executam e registram na prática ações de aprendizagem e reflexão por temas diversos propostos de acordo com cada equipe escolar da ASIE. O material audiovisual busca complementar o livros didáticos produzidos por cada equipe.

2ª EDIÇÃO 2017

28/08/2017 – OFICINA TOLDO IMBU (EIEF CACIQUE KARENH)

A NATUREZA E O POVO KAINGANG

01/08/2017 – OFICINA TOLDO CHIMBANGUE (EIEB FEN NÓ)

PLANTAS MEDICINAIS KAINGANG: PREPARO DO XAROPE DE 7 ERVAS

31/07/2017 – OFICINA TOLDO PINHAL (EIEF CACIQUE PIRÃ)

CONFECÇÃO DE VESTES TRADICIONAIS KAINGANG
ARTESANATO KAINGANG: CONFECÇÃO DE ADORNOS

12/05/2017 – OFICINA SEDE (EIEB CACIQUE VANHKRÉ)

O CAMINHO DAS ARAUCÁRIAS
ARMAS E ARMADILHAS KAINGANG
ÁGUAS SANTAS

11/05/2017 – OFICINA PAIOL DE BARRO (EIEB PAIOL DE BARRO)

ALIMENTAÇÃO TRADICIONAL KAINGANG & SAÚDE INDÍGENA

10/05/2017 – OFICINA MULTISSERIADAS (EIEF LIMEIRA / EIEF GUARANI)

AS ERVAS MEDICINAIS GUARANI

Formadoras: Juliana Okawati e Luciana Fernandes
Filmagem e Edição: Juliana Okawati e Ivan Pigozzo

3ª EDIÇÃO 2018

07/11/2018 – OFICINA TOLDO PINHAL (EIEF CACIQUE PIRÃ)

PREPARO DO KUMI

CANÇÃO KANHGÁG – PIRÃ. HISTÓRIA DE LUTA PELA CONQUISTA DO TOLDO PINHAL

08/11/2018 – OFICNA PINHALZINHO (EIEF PINHALZINHO)

VALORIZAÇÃO DA CULTURA KAINGANG – ALIMENTAÇÃO

VALORIZAÇÃO DA CULTURA KAINGANG – ARTESANATO

09/11/2018 – OFICINA SEDE (EIEB CACIQUE VANHKRÊ)

AS HISTÓRIAS DO ANCIÕES. O SURGIMENTO DO POVO KAINGANG

Supervisora: Juliana Okawati

Formadoras: Luciana Fernandes e Viviane Vasconcelos
Filmagem e Edição: Ana Paula Souke e Ivan Pigozzo

Vídeos Disponível no Repositório Institucional UFSC: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177450

OUTRAS AÇÕES:

As Ações Saberes Indígenas na Escola tem como um dos seus objetivos estimular e incentivar a vivência dos saberes tradicionais e ancestrais dentro do contexto escolar, de forma que o próprio espaço “escola” possa ser repensado e reapropriado. As atividades e ações são desenvolvidas regularmente em uma perspectiva interdisciplinar integrando turmas escolares diversas, promovendo a aproximação com a comunidade, famílias e sábios.