Sobre a ASIE

Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena. (MEC)

A Rede é composta por 24 instituições, sob a coordenação das seguintes IES: Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). São parceiras as secretarias estaduais e municipais de educação.


Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFSC

O Plano de Trabalho do Núcleo UFSC, a compor a Rede Sul-Sudeste (MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS), integra a Ação Saberes Indígenas na Escola, instituída pela Portaria nº 1.061, de 30.10.2013 e regulamentada pela Portaria SECADI/MEC Nº 98, de 06.12.2013.

UNIVERSIDADES PARCEIRAS: UFMG, UFES, UFRJ, USP, UEM e UFRGS

SIE – Núleo SC efetivará o trabalho com professores indígenas de três etnias: Guarani, Kaingang e Xokleng-Laklãnõ de Terras Indígenas situadas em Santa Catarina, cujas escolas estão ligadas à Secretaria Estadual de Educação (SED/SC). De acordo com o IBGE (2012, referente ao Censo Demográfico de 2010), a população indígena de SC soma 16.041 pessoas. A maior parte dessa população é Kaingang, seguida da Xokleng-Laklãnõ e Guarani.

Até o ano de 2020 a ASIE – Núleo SC funcionava como Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2021, passou a ser Projeto de Desenvolvimento Institucional da mesma IES.

OBJETIVO GERAL:

  • Favorecer o aprimoramento das atividades didático-pedagógicas de professores Guarani, Kaingang e Xokleng-Laklãnõ em torno de práticas e saberes relacionados à temática Territórios de Ocupação Tradicional em Santa Catarina: Passado e Presente, fomentando ações que fortaleçam esses saberes e práticas e sirvam como base para a elaboração de atividades e materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Contribuir na articulação e trabalho conjunto de professores, estudantes, lideranças, sábios e famílias indígenas em prol do fortalecimento e pró-vitalização de saberes indígenas e de práticas sociais vinculadas a esses saberes.
  • Favorecer o desenho e a elaboração de atividades e materiais escolares em torno desses saberes e práticas e de outros a eles associados.
  • Favorecer a elaboração de discursos que traduzam esses saberes e práticas para uma linguagem escolar, acadêmica e política que legitime o seu caráter educacional perante as redes de ensino e instituições governamentais.
  • Favorecer a sistematização desse trabalho em materiais didáticos e paradidáticos e em documentos norteadores das práticas de saber nas escolas indígenas (planejamentos didáticos, guias didáticos, projetos político-pedagógicos).

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