Homenagem Póstuma ao Ancião Kaingang João da Silva Pereira

23/04/2018 18:06

A Ação Saberes Indígenas na Escola manifesta seu profundo pesar quanto ao falecimento do ancião João da Silva Pereira. O sentimento da equipe é de tristeza e solidariedade. É também de gratidão.

Homenageamos o Senhor João com um trecho de sua biografia presente no livro Kófa ag Jykre e com o vídeo de sua participação na oficina “O Caminho das Araucárias”, oportunidade na qual ele se recorda dos tempos antigos, em que as matas eram tomadas por muitas araucárias.

“João da Silva Pereira é índio Kaingang da Terra Indígena Xapecó, município de Ipuaçu, nascido na Aldeia Olaria, no dia 21 de agosto de 1964. Estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental. Falante da língua Kaingang, é casado com Doralina Pinheiro, índia Kaingang, e é pai de quatro filhos. Foi liderança na sua comunidade e faz parte da organização da aldeia. É uma pessoa com muito conhecimento e sempre está à disposição da escola quando necessário.  Conhecedor da comunidade, conta histórias sobre os tempos passados. Fala sobre a vegetação, as araucárias e a terra no passado: “Na época nós catava pinhão, fazia paçoca para comer com carne. Nem existia geladeira. Então, nós tinha um puxado na casa que fazia o fogo no chão e estendia a carne, para não estragar a carne. Dai nós ia catar o pinhão para comer com a carne que não estragava porque ficava no fogo, naquela fumaça.”

&isAllowed=y