Homenagem póstuma a MARCOS ROBERTO FERNANDES – Kaingang

12/11/2022 22:45

Nesta madrugada de 12 de novembro de 2022 partiu MARCOS ROBERTO FERNANDES, indígena Kaingang nascido na Terra Indígena Xapecó, oeste de Santa Catarina, onde viveu até hoje. O fato deixa chocada a equipe da Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo SC. A notícia faz estremecer e emudecer. Entristece. Vagueia nos corações, como a pedir sentido.

Marcos era professor da Escola Indígena de Ensino Fundamental Paiol de Barro e integrou a Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo Santa Catarina (UFSC – SED SC) da primeira à quarta edição, tendo se inscrito nesta semana para atuar como professor orientador de estudos na quinta edição, a iniciar em breve.

Marcos é egresso da primeira turma do curso Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da UFSC, cuja formatura ocorreu em abril de 2015. Meses antes apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso, formulado com a colega Kaingang Juliana Teresinha de Oliveira, intitulado O ARTESANATO KAINGANG NA T.I. XAPECÓ. Nele ambos prestam agradecimentos aos parentes, à família.

Marcos assim se expressa no início do TCC:

“Também quero prestar meus muitos agradecimentos a duas pessoas que foram fundamentais nas informações para mim sobre a cultura indígena kanhgag, pois com tudo o que aprendi sobre os costumes e crenças do povo kanhgag foi graças e essas duas pessoas que não se encontram mais neste mundo que são meus avos Rivaldina Luiz e Vicente Fòkaj Fernandes mas sei que estão no meio dos espíritos kanhgag nos observando que estamos tentando fazer com que a cultura kanhgag não seja esquecida e nossos artesanatos também.”

Atuante e comprometido com a educação escolar indígena na T.I. Xapecó, Marcos não se encontra mais neste mundo, mas agora está no meio dos espíritos kanhgag nos observando, dando realce a suas próprias palavras.

O que te desejamos na nova caminhada, Marcos? Paz, luz e amor.

Equipe de coordenação da ASIE-Núcleo SC (UFSC e SED SC) em 12.11.22.