Homenagem a JOÃO PATTÉ, referencial ancião Laklãnõ-Xokleng

25/10/2023 09:18

Na tarde de 19 de outubro, quinta-feira, o povo Laklãnõ-Xokleng vivenciou mais uma grande perda, com a partida do ancião João Patté. O fundamental sábio ancestralizou.

O povo Xokleng perdeu um grande líder, sempre presente e atencioso, contribuindo com seus conhecimentos na Ação Saberes Indígenas na Escola. Participou ativamente desde o início do projeto, em 2015, assim como da última edição, conjuntamente com o professor Gidean Rafael, tendo como tema os pontos de referência da Terra Indígena Laklãnõ, no Alto Vale do Itajaí.

Como escreveu a professora Josiane de Lima Tschucambang: “Em meio a tantas turbulências que estamos vivendo nas aldeias, chega essa triste notícia. Que agglēne o receba de braços abertos e conforte os familiares e todos nós Laklãnõ-Xokleng.”

A equipe da Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo Santa Catarina se une à família e ao povo Laklãnõ-Xokleng na comoção, na dor, no reconhecimento e admiração pela história de vida de João Patté, ao tempo em que agradece por sua dedicação em compartilhar seus conhecimentos com generosidade.

Fé e força a todas e todos.

Ilha de Santa Catarina, 24 de outubro de 2023.